sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Militares recém-chegados do Haiti são homenageados no Cavex

A solenidade marcou o retorno de nove militares do Comando de Aviação do Exército
A quinta-feira (18) foi dia de homenagens no Cavex, de Taubaté. Os militares recém-chegados da missão de paz no Haiti foram recebidos de maneira especial.

A solenidade marcou o retorno de nove militares do Comando de Aviação do Exército que permaneceram sete meses no Haiti, em missão de paz. Durante a cerimônia, os militares cantaram o hino nacional e fizeram a oração do guerreiro da aviação.

Parentes dos soldados também participaram da cerimônia e falaram do reencontro. “Cada militar que está lá, está sendo apoiado muito pela família. Se não fosse isso, eles não resistiriam a tanta intempérie. Estamos orgulhosos e muito felizes de eles estarem de volta”, diz Ana Rosa Doerfingler, esposa de um militar.

Esses militares, que integraram o 11º contingente brasileiro, estavam no Haiti durante o terremoto que provocou destruição, principalmente na capital Porto Príncipe. Dezoito militares brasileiros morrreram, dez deles serviam no 5º Batalhão de Infantaria Leve de Lorena. “Ao mesmo tempo que nos sentimos desanimados, sentimos a necessidade de começar novamente”, diz o Sargento Doerfingler.

Entre os militares que retornaram do Haiti está o tenente Strapazzon, que serviu de intérprete para a fundadora da pastoral da criança, Zilda Anrs, morta no terremoto. Eles estavam juntos segundos antes da tragédia. “Foi o tempo de eu descer os 3 andares do prédio, entrar na viatura e sair. Cheguei no meio da rua e em 20 a 30 segundos tudo desabou”, conta o tenente.

Os ex-combatentes da força expedicionária brasileira, que participaram da segunda guerra mundial, também foram homenageados em comemoração a tomada de Monte Castelo, em 1944.

Nenhum comentário:

Postar um comentário